Vereador propõe criação de Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas

Se aprovado o PL, a Lei entrará em vigor na data da publicação

Irá à segunda discussão, na sessão da Câmara de Vereadores de hoje (9), às 18h, o projeto de criação da “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas”, de autoria do vereador Renato Pilar de Rosso (PP). O objetivo do Projeto de Lei número 24/2017 é que a rede pública municipal de ensino mobilize a juventude em ações de conscientização sobre os males oriundos do uso de drogas ilícitas e sobre o abuso de drogas lícitas.

Segundo o vereador Renato é importante não esperar que as campanhas, sozinhas, reduzam o problema das drogas. Segundo ele, o ideal é que a Semana integre estratégias multidisciplinares aliando prevenção, atenção integral e reinserção social para usuários. “O fato de o consumo de drogas ilegais estar limitado a 5% da população mundial acima de 15 anos funciona como um motivador para novas campanhas, que poderão colaborar para que os 95% restantes não se tornem usuários dessas substâncias”, ressaltou.

Se aprovado o PL, a Lei entrará em vigor na data da publicação. As despesas decorrentes da Lei terão dotação orçamentária própria, suplementada pela Prefeitura Municipal, se necessário. O texto determina que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) poderá promover ações relacionadas ao tema, envolvendo a comunidade em atividades diversas, com a participação de profissionais na área de orientação do combate as drogas.