Vereadores destacam tradicionalismo gaúcho na Câmara

Durante o espaço regimental do grande expediente, durante a sessão ordinária de terça-feira, 18, os vereadores falaram sobre a Semana Farroupilha. Tavinho Gazen (PDT) lembrou em seu discurso a importância do movimento farroupilha para o Rio Grande do Sul, que se tornou um momento festivo com bailes, trovas, desfiles. O vereador fez um retrospecto da história da Guerra dos Farrapos, relatando os principais acontecimentos do episódio que não houve vencedores mas, sim, um tratado de paz no estado. "Ao longo do tempo foi se perdendo o sentido maior, a busca da informação, para que todos nós possamos sabermos afinal de contas, o que queriam os farrapos, o que conquistaram quando a paz foi assinada, o que aqueles bravos guerreiros queriam, confesso que sou um estudioso da matéria", destacou Tavinho.

A vereadora Maria Silveira (PP) destacou os festejos gaúchos no município, que teve a realização do acampamento farroupilha, que aconteceu no CTG Ronda Crioula, devido ao decreto de contenção de gastos da prefeitura,  e os bailes do Tio Lautério. "Acompanhamos a entrega da chama crioula as entidades tradicionalistas, participei dos eventos e vimos muitas famílias com seus filhos para dançarem e é bom ver essa cultura, porque é uma forma de tirar os jovens e crianças da marginalidade", afirmou ela

Emocionado, o presidente da Câmara, Janir Machado (PP) falou da experiência de ver sua filha Valentina, de dois anos, receber sua primeira faixa como prendinha do CTG Os Maragatos. "É uma alegria ver nossos jovens pilchados dentro de um CTG, participando, minha filha recebeu a faixa e estamos muito alegres vivenciando esse momento pois também participamos e cultivamos essa tradição", disse Janir. "A semana farroupilha deveria ser mais vezes ao ano, pois dentro das entidades tradicionalistas nossos filhos estão protegidos e bem cuidados, os festejos nos enche de alegria por ver os CTG's lotados", ressaltou o presidente.