Comissão de Agricultura da Câmara apresenta demandas do setor ao prefeito João Luiz

No início desta semana, a comissão de agricultura da Câmara de São Sepé representada pelos vereadores Eto Vargas (PP), presidente da mesma e Gilvane Moreira (PP), relator da pasta, se reuniram com o prefeito João Luiz (PDT) para pautar as demandas do setor que envolvem os serviços ofertados aos produtores rurais do município, como a aplicabilidade da patrulha agrícola, a questão da falta d´água devido a estiagem e a devida atenção a legislação de preservação dos recursos hidrícos. Na reunião também estiveram presentes o secretário de Agricultura, Pedro Renato e de Desenvolvimento Econômico, Alisson Bagolin, representantes da Emater/RS e de associações dos produtores rurais do município.

O uso da patrulha agrícola nas comunidades rurais foi amplamente abordado na reunião. Os vereadores defenderam a utilização do programa com respaldo da prefeitura, para que os produtores possam seguir, com a ajuda das máquinas, construir tanques para criação de peixes, limpas cacimbas, preparar a terra para plantio, entre outras atividades que ficariam mais dificeis e demoradas sem a ajuda dos equipamentos. O relator da comissão, vereador Gilvane, falou sobre a aquisição de uma retroescavadeira, com emenda do deputado federal Afonso Hamm (PP), que hoje atende a equipe de pontes e bueiros e no acordo da emenda parlamentar, no período fora do horário da prefeitura, a máquina deveria estar auxiliando junto a patrulha agrícola. Apenas uma retroescavadeira atende as 17 associações de produtores rurais de São Sepé.

Outra pauta abordada na reunião foi a criação de mais microaçudes para atender a demanda da estiagem que preocupa os agricultores e também alternativas, como cisternas e poços rasos para irrigar as lavouras. O prefeito João Luiz destacou a importância das associações para o desenvolvimento do meio rural, bem como a valorização de todas elas.